‘Café com Notícias’ – Cardiologista ressalta causas e prevenção da hipertensão

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

Cerca de 21% da população mundial sofre de hipertensão, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, esse percentual não é muito diferente. Para falar sobre os fatores que levam à doença e ações de prevenção, o programa ‘Café com Notícias’ recebeu o médico cardiologista Serafim Júnior, nesta terça-feira (21), na TV Assembleia.

“Na realidade, existe nos últimos 20 a 30 anos um aumento progressivo dos diagnósticos de hipertensão”, afirmou.  

E o médico foi taxativo sobre o tamanho do problema de saúde vivido na atualidade: “Eu posso dizer que temos uma epidemia de uma doença cardiovascular, porque esse número é de 21% a 30%, dependendo do estudo que você for pesquisar. E, sabendo que é de caráter progressivo, existe uma perspectiva que daqui a 10 anos isso possa aumentar para 40% da população”.

Serafim Júnior destacou que a hipertensão não é mais tida como uma doença genética, herança familiar, como no passado, mas que é derivada de outros fatores. “A hipertensão faz parte de um conjunto de sinais, sintomas que compõem o que a gente chama de Síndrome Metabólica, Síndrome de Resistência Insulínica”, reforçou.

O cardiologista informou ainda que a hipertensão está atingindo cada vez mais a população jovem. O médico Serafim Júnior também afirmou que uma vida com hábitos saudáveis, boa alimentação e peso adequado, contribui para prevenir a doença, assim como para a cura.

Também assinalou que é preciso ter consciência da importância desses cuidados e da terapia não farmacológica que, segundo ele, resolve até 90% dos casos da doença. “A prática de atividades físicas regulares bem feitas é uma das coisas mais importantes para a manutenção de uma boa saúde”, declarou.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário