‘Mais Saúde’ dá detalhes da campanha de doação de leite materno da Macma

|

 Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Clique aqui e assista ao programa na íntegra

A campanha de doação de leite humano promovida durante todo o mês de maio pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), foi o tema da entrevista do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar neste domingo (26), pela TV Assembleia. Na ocasião, a coordenadora do Banco de Leite Humano da maternidade, Iranildes Rodrigues Costa, falou sobre a ação, que tem como tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.

“Esta campanha é muito valiosa e necessária, pois o leite humano representa, especialmente para os bebês prematuros, a vida. Hoje, nosso grande desafio é sensibilizar as mulheres que estão em fase de lactação, porque muitas acham que não têm leite suficiente para doar, mas, para nós, toda e qualquer quantidade, é importante. Toda mulher é uma potencial doadora, consegue amamentar seu filho e doar um pouco também”, frisou Iranildes Costa.

A coordenadora explicou que o Banco de Leite Humano da Maternidade trabalha com duas formas de coleta, sendo uma na própria maternidade, que recebe as doadoras de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Há ainda a coleta domiciliar, na qual uma equipe de profissionais vai até a casa da doadora e faz todas as orientações necessárias para a coleta e o armazenamento corretos do líquido. Uma vez por semana, esta doação é recolhida pela própria maternidade. Para se tornar uma doadora, basta ligar para o telefone (98) 99213-6886.

Durante a entrevista, Iranildes Costa explicou o processo de pasteurização do leite, a quem se destinam estas doações e como é feita a distribuição para outras maternidades e hospitais.

Empenho

A coordenadora do Banco de Leite ressaltou o emprenho da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema vale (PSB), que abraçou a causa das doações de leite humano, sendo a propositora da lei que instituiu a ‘Semana de Conscientização e Incentivo à Amamentação no Estado’.

O programa ‘Mais Saúde’ abordou ainda outros assuntos, como o Congresso Cuidar de Todos, que reuniu gestores e profissionais da saúde do Maranhão. No quadro Vacina Sim, o público pode se informar sobre os endereços dos postos de imunização contra a gripe. O programa trouxe ainda temas ligados à saúde bucal, entre outros.

O ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário