‘Diário da Manhã’ – Secretária-adjunta da Seduc destaca redução do analfabetismo no MA

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Assista à entrevista na íntegra

A secretária-adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc), Nadya Dutra, destacou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (28), a redução do índice de analfabetismo no Maranhão.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora da Seduc disse que o Censo de 2022 mostrou que a taxa de analfabetismo caiu de 20,9% em 2010 para 15,1% em 2022, o que corresponde a um número absoluto de 175,9 mil pessoas alfabetizadas.

De acordo com a secretária-adjunta, os municípios do Plano Mais IDH obtiveram avanços expressivos na redução da taxa de analfabetismo e destacou o trabalho do vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, e do governador Carlos Brandão (PSB), além de avanços na área na gestão do ex-governador Flávio Dino.

“É uma ampla parceria que tem garantido essa redução da taxa de analfabetismo, ano após ano, o que deixa todos felizes e motivados a seguir o trabalho e sempre buscar ampliar as parcerias com o Governo Federal e as prefeituras. Agora são mais de 175 mil pessoas que agora sabem ler e escrever”, frisou.

Pé-de-Meia 

Nadya Dutra disse também que, no Maranhão, os investimentos em educação foram intensificados nos últimos anos e incluem ações como o programa Escola Digna, para melhorar o acesso à educação e a infraestrutura escolar; o programa da Busca Ativa Escolar, desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), focado no combate à evasão escolar, com adesão de todos os municípios; e o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), que permitiu a avaliação e monitoramento do aprendizado nas redes de ensino municipal e estadual, dentre outras ações.

A especialista falou ainda de vários outros temas, a exemplo do prazo de inscrição para o programa Maranhão Alfabetizado e reforçou a parceria com o Governo Federal, cujo ministro da Educação, Carlos Santana, esteve no Castelinho com o governador Carlos Brandão, anunciando que 160 mil alunos maranhenses estão elegíveis para receber a bolsa de R$ 200 por mês, no programa Pé-de-Meia.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário