‘Café com Notícias’ – Vice-presidente do CRC/MA esclarece sobre Declaração do IRPF

|

 Texto e foto: Agência Assembleia

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Assista à entrevista na íntegra 

A Receita Federal estima que devem ser entregues mais de 43 milhões de declarações anuais de Imposto de Renda. O prazo se encerra às 23h59 desta sexta-feira (31 de maio). O assunto foi tratado pelo vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, Fernando José Leite, no programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (30), na TV Assembleia.

Ele observou que, após essa data, o contribuinte paga multa de R$ 165,74. E também deu detalhes sobre as formas de envio do documento.

“Sempre faço essa opção: baixa o programa do Imposto de Renda no site da Receita Federal, abro, tem a opção entrar com o gov.br e chamo as informções lá da base da Receita e faço a checagem ali, complemento. Esse é o ideal para quem tem movimentação, quem tem muitos dependentes, plano de saúde”, afirmou.

Fernando José Leite também afirmou que muitos preferem fazer a declaração sem ajuda profissional. E o especialista deixou um recado: “Em casos mais complexos, eu sempre indico que você busque um profissional da área contábil para lhe dar uma assessoria, de modo que você faça tudo certinho e não venha a ter problemas com a Receita Federal, com o leão”, observou.

O vice-presidente do CRC/MA assinalou que o contribuinte deve acompanhar sua declaração no site da Receita Federal. 

“Vou observar se minha declaração está processada. Se estiver, show. Abro e vou ver o extrato de pendência. Às vezes, você pode ter pendências, divergência de valores”, afirmou, observando que pode ser necessário fazer declarações retificadoras.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário