‘Café com Notícias’ – Médico trata sobre fatores de risco e prevenção do glaucoma

|

 Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Assista à íntegra da entrevista 

Mesmo sendo uma doença que pode ser prevenida, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e, no Brasil, atinge cerca de 5% da população. Para falar sobre o assunto o programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (3), na TV Assembleia, recebeu o médico oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit.

O médico alertou, durante  conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, que o glaucoma é a perda da visão progressiva causada pelo aumento da pressão do olho. O problema provoca a visão tubular, podendo levar à cegueira.

“O glaucoma é uma doença grave, que acontece  no nervo do olho. Então, o olho tem pressão. Quando há um aumento nessa pressão de dentro do olho, há uma compressão, uma lesão, um machucado no fundo do olho e esse machucado leva a uma perda progressiva da visão, do campo visual. Por isso que ela é perigosa, porque começa a perder o campo periférico e vai avançando para o centro, destacou.

Álvaro Bruno Botentuit  ressaltou que o problema se agrava porque o glaucoma é uma doença silenciosa. E ele fez um alerta para quem confia nas consultas rápidas oferecidas por óticas, geralmente, com o intuito de vender óculos: “Aquelas pessoas que estão confiando apenas nas consultas para trocar o grau do óculos, infelizmente, é a principal causa de erro que eu percebo”.

Segundo ele, é possível a pessoa esteja enxergando bem, não sinta nada, mas já tenha o glaucoma. Isso ocorre porque é preciso um exame minucioso com um especialista. 

O oftalmologista ressaltou, ainda, que o grupo de clínicas Olhar Saúde, do qual faz parte, realiza ação social todos os sábados. “A gente abre as portas das cinco unidades da clínica”, disse informando que ficam no Maiobão, Anjo da Guarda, Ponta d’Areia e também no interior, em Pinheiro e Rosário. 

Na ação social, ofertam gratuitamente o exame de pressão do olho.  “Já conseguimos identificar mais de 500 pessoas com glaucoma que não iriam descobrir isso nunca só comprando óculos em óticas. É dessa maneira que a gente dá a nossa contribuição”, assinalou.

O oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit observou que, para prevenir a doença, é preciso estar atento aos fatores de risco. Ele apontou os principais: ter mais de 40 anos de idade, ter pele negra, ter feito uso de corticoide e ter algum parente que tenha sido acometido pela doença.

O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário