Prazo de inscrições para agentes territoriais de cultura do MinC é tratado no ‘Diário da Manhã’

|

 Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Assista à entrevista na íntegra

O coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Maranhão, Paulo Sabá, falou em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (5), que o MinC abriu novo editar para escolher agentes territoriais de cultura e que as inscrições vão até a segunda-feira (10).

“Esses agentes territoriais de cultura vão atuar nos territórios de cultura nas 22 regionais do estado, com escolha de um por regional e cadastro de reserva. Eles devem mapear territórios culturais brasileiros para promoção do acesso à cultura. Sendo assim, ficam responsáveis por verificar projetos em sua região que precisam de recursos”, explicou.

O gestor fez um balanço das ações do MinC no Maranhão, após a recriação do Ministério da Cultura no Governo Lula, que resolveu priorizar cinco principais ações: a Conferência Nacional de Cultura, que já ocorreu em março; a Lei Paulo Gustavo; a Política Nacional Aldir Blanc; a implantação do Sistema Nacional de Cultura e a apresentação dos editais do Sistema MinC.

No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o gestor disse também que a União está assegurando os maiores investimentos da cultura no Estado e que somente os valores da Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Branc levou o Governo Federal a transferir para o governo do Estado e municípios, em dois anos, cerca de R$ 260 milhões.

“Nossa principal pauta do momento é a implantação dos Comitês Nacionais de Cultura, cujo objetivo é trabalhar a escolha dos agentes territoriais de cultura, que estão dentro desse comitê. É uma oportunidade de aproximar o Ministério dos gestores de cultura, a gente dialoga bastante com os secretários municipais e estadual de cultura”, assegurou.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário