‘Café com Notícias’ dá detalhes do maior exercício simulado feito pelo Porto do Itaqui

|

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Assista à íntegra da entrevista

O Porto do Itaqui, em São Luís, realizou este ano o maior exercício simulado na área de segurança de sua história, e também já feito por um porto no Brasil. A iniciativa visa a prevenção a acidentes e a proteção a pessoas e ao patrimônio. Para falar sobre o assunto, o ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (10), na TV Assembleia, recebeu o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho.

“A gente precisa estar treinando para que, se um dia acontecer, a gente saiba como agir. Sabemos que é uma situação extrema, de fato”, observou o gestor, reforçando que os exercícios simulados são feitos com frequência para garantir a segurança em situações de emergência.

Hibernon Marinho detalhou as ações desenvolvidas no maior treinamento da história do Porto. “A gente conseguiu mobilizar quase 2 mil pessoas e criou uma situação. A hipótese de treinamento foi um maremoto. O maremoto jogou o navio contra o cais, teve um desabamento do píer, explosão e vítimas na água”, pontuou sobre o exercício.

Nesse cenário de catástrofe, foi trabalhada a evacuação total do Porto do Itaqui. “A gente conseguiu tirar todo mundo, de todas as empresas, levar para um ponto de encontro, para, desse ponto de encontro, tirar do porto”, afirmou.

O exercício simulado foi o maior já feito por um porto no Brasil por causa do tanto de pessoas que envolveu. “A gente não mobiliza só as pessoas e as empresas, a gente conseguiu mobilizar o Corpo de Bombeiro, a Polícia Rodoviária Federal, o CTA. Toda a comunidade de resgate está envolvida”.

E esse trabalho de prevenção é avaliado para ver acertos e problemas a serem solucionados. “Ao final do simulado, a gente tem a reunião de apuração, onde vai medir os tempos e movimentos, quem reagiu, como reagiu, para ver, de fato, o que foi feito de forma correta, o que não foi feito”, assinalou, dizendo que também são realizados outros encontros de avaliação com as empresas.

O diretor de Operações do Porto do Itaqui destacou, ainda, a constância do trabalho de prevenção. “A gente treina tudo. A gente está falando desse simulado, que foi o maior de todos, mas a gente treina um fechamento de trem, uma explosão de carreta. Todas as pequenas situações que podem acontecer ao longo da operação precisam ser mapeadas, procedimentadas e treinadas”, assegurou.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário