Agência Assembleia
Com o objetivo de capacitar os servidores que atuam diretamente nos gabinetes dos deputados, a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo do Maranhão (Elema), iniciou, nesta terça-feira (25), o curso de Assessoramento Parlamentar. As aulas ocorrem até sexta-feira (28), nas dependências da escola, no período vespertino.
A capacitação é destinada especialmente aos assessores parlamentares, que têm na iniciativa a oportunidade de compreender mais sobre o tema. “O curso Assessoramento Parlamentar foi pensado exclusivamente para o público interno, para os assessores dos deputados. Partiu de uma demanda identificada por nossa consultoria, que percebeu a necessidade de qualificar ainda mais quem atua diretamente neste setor da Casa”, explicou o coordenador pedagógico da Elema, Miquéias Carvalho.
A consultora geral da Casa e uma das professoras do curso, Luzenice Macedo Martins, explicou que o curso abordará desde a estrutura de trabalho dos gabinetes, passando pelo regramento estabelecido para o processo legislativo, até a forma de atuação das comissões e plenário, entre outros assuntos.
“O objetivo do curso é aperfeiçoar o trabalho de assessoramento parlamentar da Casa, visto que a parceria entre a consultoria legislativa, Elema e os assessores, promove qualidade no processo, uma vez que qualifica todo o contingente de pessoal que atua diretamente nos gabinetes parlamentares”, frisou a consultora geral.
Além de Luzenice Martins, também ministra o curso o consultor parlamentar Anderson Rocha. “Neste curso, teremos uma abordagem teórica voltada para as legislações e também prática, trazendo situações reais ocorridas em plenário e comissões para, a partir disto, informar como os assessores podem contribuir com os deputados, inclusive no que diz respeito às proposições mais adequadas diante do que os parlamentares recebem da população em seus gabinetes”, pontuou o consultor.
Segundo o coordenador pedagógico da Elema, Miquéias Carvalho, 35 profissionais se inscreveram no curso, que franqueou três vagas para cada gabinete. Uma das pessoas que se inscreveu foi Alessandro Sousa, assessor parlamentar no gabinete do deputado Jota Pinto (Podemos).
“O que me interessou no curso foi a oportunidade de buscar o melhor atendimento no serviço público, pois, como assessores parlamentares, nosso dever é atender bem à população e estas capacitações são de grande valia, porque nos ajudam a nos qualificar para prestarmos um melhor serviço, que é o que buscamos aqui. E isto é um diferencial na vida do servidor público”, disse.