Agência Assembleia
Assista à íntegra da entrevista
O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho. O médico cirurgião Stênio Santos falou sobre a incidência da doença no programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (16), na TV Assembleia, e destacou as ações da campanha Julho Verde, voltada a alertar sobre o tema.
“A campanha Julho Verde é justamente para conscientizar a população em geral e, também, os profissionais de saúde a tentarem detectar os sinais e sintomas de alerta para diagnosticar com maior precocidade o câncer de cabeça e pescoço”, disse.
O médico informou que entre os sinais de alerta estão as aftas que não cicatrizam entre duas a três semanas; a rouquidão por mais de três semanas; e os nódulos no pescoço. “Essa pessoa deve buscar avaliação medica”, destacou.
Ele lamentou, no entanto, que nem sempre isso ocorra. “Infelizmente, a maioria dos cânceres de cabeça e pescoço no Brasil são diagnosticados numa fase muito tardia”, observou.
Entre outros pontos, o especialista comentou sobre dado da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o qual entre 35 mil a 40 mil diagnósticos novos de câncer de cabeça e pescoço devem ocorrer este ano no Brasil. O médico destacou, ainda, possíveis causas da doença.
“Os principais fatores de risco, hoje, para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, que é o câncer da cavidade oral, da garganta, que é a orofaringe, o câncer da laringe, são o tabagismo, o etilismo e a infecção pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV”, afirmou Stênio Santos.
Ele também assinalou a importância das ações de prevenção, como a vacinação contra o HPV, que deve acontecer ainda na infância/ adolescência. “O Ministério da Saúde preconiza a vacinação para meninos e meninas entre 10 e 12 anos”, ressaltou. O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no canal do Youtube da TV Assembleia.