Movimento de mulheres negras e Julho das Pretas são temas do ‘Toda Mulher’

 Agência Assembleia

Assista à íntegra da entrevista 

A coordenadora geral do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa e coordenadora executiva das Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, Vinólia Andrade Costa, foi a entrevistada desta quarta-feira (17) no programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia.

Durante sua entrevista, Vinólia Andrade abordou assuntos como a formação do movimento de mulheres negras no Maranhão, as lutas atuais e conquistas.

“A nossa história surgiu a partir dos movimentos negros mistos, de homens e mulheres, mas ali as nossas questões não eram tão pautadas, principalmente as de gênero. Foi a partir da década de 1980 que as mulheres negras se uniram para criar grupos específicos para estas demandas. Hoje temos no Brasil vários grupos de mulheres negras”, relembrou Vinólia Andrade.

Ela destacou que o grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa atua junto a mulheres da periferia, dos quilombos e as que mais precisam desfrutar das políticas públicas voltadas às questões inerentes às mulheres negras.

Vinólia Andrade também abordou a ação ‘Julho das Pretas’, que está na décima segunda edição e este ano traz o tema ‘Reparação Histórica e Bem Viver’.

“O ‘Julho das Pretas’ culminará com a marcha Ousadia Ousadia, que reunirá mulheres negras, em 2025, em Brasília (DF). A primeira ocorreu em 2015 e nesta próxima, queremos levar um milhão de mulheres, mas queremos que estas mulheres entendam esta luta que é uma luta por reparação histórica”, disse Vinólia Andrade.

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.