‘Em Discussão’ dá detalhes da Semana Nacional de Trânsito 2024 no Maranhão

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, nesta sexta-feira (20), o psicólogo Rafael Rocha Ferreira, integrante da equipe técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA). Ele forneceu detalhes da programação da Semana Nacional de Trânsito 2024 no Maranhão.

Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, Rafael Rocha informou que o Detran-MA, órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), através do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), e os demais integrantes do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, está promovendo o evento desde quarta-feira (18).

Rafael Rocha disse que a Semana de Trânsito, neste ano, foi iniciada com uma blitz educativa, em São Luís, na Avenida Litorânea, com o objetivo de reforçar a mensagem sobre a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Durante a ação, segundo Rafael Rocha, foram distribuídos panfletos informativos e os educadores do trânsito realizaram orientações detalhadas sobre temas cruciais, como a proibição de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas e os perigos do uso do celular ao volante.

Além disso, os participantes foram incentivados a respeitar os limites de velocidade, utilizar sempre o cinto de segurança e adotar uma postura preventiva para reduzir os riscos de sinistros de trânsito.

Especialista na área de psicologia do trânsito, Rafael Rocha explicou que a Semana Nacional de Trânsito é um evento anual realizado entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o Brasil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

“Este evento é fundamental para promover uma mudança de comportamento, estimulando condutas que tornem o trânsito mais seguro para condutores, ciclistas e pedestres”, declarou Rafael Rocha.

Tema

Ele acrescentou que, neste ano de 2024, o tema da SNT é “Paz no Trânsito começa por você”. E frisou que no Maranhão o Detran-MA tem um papel central na realização de atividades voltadas para a educação e a segurança no trânsito.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, todas as ações educativas e fiscalizatórias são intensificadas, abrangendo diversas iniciativas para alcançar o maior número possível de cidadãos. As ações do Detran-MA incluem campanhas educativas, blitze educativas, parcerias com instituições e uso de mídias sociais e digitais, buscando ampliar o alcance das mensagens de conscientização para todos.

De acordo com Rafael Rocha, ao intensificar ações durante a SNT, o Detran-MA reforça o compromisso com a segurança viária e o bem-estar de todos os maranhenses.

“Estamos promovendo uma série de atividades educativas em todo o estado, buscando envolver a comunidade, as instituições e os próprios condutores em um esforço conjunto para reduzir sinistros e proteger vidas. Nossa meta é que todos entendam que a mudança começa com pequenas atitudes diárias e que o compromisso com a segurança no trânsito deve ser de todos nós”, assinalou.

Rafael Rocha enfatizou que a campanha deste ano visa engajar a sociedade para uma transformação genuína na forma como todos enxergam e agem no trânsito. “O tema ‘Paz no Trânsito começa por você’ convida cada indivíduo a assumir uma postura de respeito, gentileza e responsabilidade no trânsito, destacando que nossas atitudes individuais podem refletir positivamente no coletivo”, ressaltou.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.