‘Maranhão no Campo’ – Especialista alerta para cuidados e prevenção contra a raiva

 Agência Assembleia

Em alusão do Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o programa ‘Maranhão no Campo’, que foi ao ar neste sábado (5), pela TV Assembleia, exibiu uma entrevista com a fiscal agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Keylla Cardoso.

A profissional falou sobre a necessidade de vacinação de animais domésticos, a transmissão para humanos, a circulação do vírus em aninais silvestres, os sintomas da doença tanto em animais quanto em seres humanos, e outros assuntos relacionados ao tema.

“É importante alertarmos a população acerca desta doença que tem uma taxa de letalidade de mais de 90%, sendo a prevenção, o melhor remédio. A raiva é causada por vírus e é considerada uma zoonose, ou seja, ela é transmitida do animal para o ser humano”, explicou a fiscal agropecuária.

Segundo Keylla Cardoso, a raiva afeta de forma mais comum cães e gatos, mas também animais silvestres, além de bovinos, equinos e bubalinos e também seres humanos.

Sobre os sintomas da doença, ela esclareceu que “os principais, em humanos, quando afeta o sistema nervoso central, é a hidrofobia, com espasmos na garganta. Já nos animais domésticos devem ser observadas mudanças de comportamentos, enquanto que nos animais do campo, afeta especialmente as funções motoras”, disse.

A principal forma de prevenção da raiva em animais domésticos e do campo é a vacinação. No caso dos animais domésticos, a imunização é de responsabilidade das prefeituras, que promovem campanhas anualmente. Já para os animais do campo, a vacinação não é obrigatória, exceto em casos de endemias.

Já em humanos, caso haja suspeita de exposição ao vírus, a especialista explica que o ideal é lavar o ferimento com água e sabão e buscar ajuda em um posto de saúde, já que não há vacina preventiva disponível para as pessoas.

“Após a agressão de algum animal que possa estar contaminado, essa pessoa receberá um soro. Já os profissionais de saúde que têm contato com estes animais, estes sim, fazem um esquema vacinal de prevenção”, explicou Keylla Cardoso.

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.     

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.