‘Maranhão no Campo’ destaca boas práticas ecológicas e pensamento verde

 ‘Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Maranhão no Campo’ entrevistou, neste sábado (12), o jornalista e ecologista Moisés Matias, que conversou com o apresentador Mário Porto sobre o trabalho realizado no sítio ecológico Panakuí, localizado na zona rural de São Luís. O espaço propõe a vivência em contato com a natureza, bem como a busca pela ecologia interior.

Para Moisés Matias, um dos grandes desafios da humanidade na atualidade é retornar ao “pensamento verde”. “Nesse momento de crise, a maior que a humanidade já atravessou nos últimos milênios, temos que pensar de forma rápida e eficiente, voltando para o que um dia já fomos: ecológicos por essência, mas que, no processo, nos transformamos em pessoas que não pensamos verde, muito pelo contrário”, destacou o jornalista.

Foi pensando em incentivar esse contato mais próximo com a natureza, que Moisés Matias iniciou o projeto do sítio Panakuí, há 25 anos. Segundo ele, trata-se de um espaço no qual é possível viver a ecologia profunda, de forma prática e objetiva, agindo localmente. “Assim, mudamos a realidade à medida em que atuamos no espaço ao nosso alcance, sob nossa responsabilidade e, a partir disso, influenciamos a comunidade, criando uma reação em cadeia”, observou o ecologista.

Moisés Matias falou ainda sobre livros que escreveu, a importância de valorizar os saberes tradicionais, a necessidade de rever os processos produtivos da sociedade, e como a natureza pode auxiliar na cura de doenças.

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.