Agência Assembleia
CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA
O programa ‘Mais Saúde’, exibido pela TV Assembleia neste domingo (20), recebeu o psicólogo Jediael Abreu, que discutiu os impactos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no cotidiano e a importância de buscar tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida.
“O transtorno é caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos que a pessoa sente que precisa realizar. Esses comportamentos podem interferir significativamente na rotina, nas relações e na produtividade, causando grande sofrimento”, afirmou o psicólogo.
Segundo ele, o TOC pode causar diversos prejuízos, como a dificuldade de manter o foco em atividades diárias. “Isso prejudica o desempenho no trabalho ou nos estudos. Além disso, os rituais podem consumir muito tempo, afetando relacionamentos e limitando a vida social”, ressaltou.
Questionado sobre quando a pessoa deve procurar ajuda, Jediael Abreu explicou que é fundamental buscar orientação profissional quando os pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos começam a interferir na rotina e no bem-estar.
“Cerca de 30% das pessoas que têm esses sintomas não procura ajuda profissional. Se a pessoa percebe que está perdendo muito tempo com os rituais ou que a ansiedade está saindo do controle, é hora de procurar ajuda especializada para evitar maiores prejuízos”, concluiu.