‘Pautas Femininas’ destaca ações da Secti para o desenvolvimento de jovens maranhenses

 Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (25), conversou com a assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fabiana Moura, sobre o papel dessa pasta no Maranhão.

“A função da Secti é democratizar o acesso à tecnologia e popularizar a ciência por meio de políticas públicas. Nossa missão é garantir que projetos nessa área cheguem em todo o Estado, promovendo inclusão e desenvolvimento. Além disso, fomentar a pesquisa e fortalecer a cidadania digital e a educação profissional são também nossos maiores objetivos”, esclareceu Fabiana Moura.

Na entrevista comandada pelas radialistas Josélia Fonseca e Régina Santana, a assessora destacou o programa ‘Trilhas Inova’, destinado à qualificação de jovens a partir dos 16 anos, nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Esse projeto visa gerar um impacto social e econômico significativo na vida dos participantes, alinhando-se com as tendências e necessidades do mercado de trabalho”, enfatizou.

Fabiana Moura informou, também, que cada selecionado recebe bolsa de R$ 2.000,00 dividido em 4 meses. “É uma forma de incentivo e apoio no processo de aprendizagem. É mais um programa voltado para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses e que garante a inserção deles no mercado de trabalho”, reforçou.

Segundo ela, a maior parte dos programas da Secti são voltados para os jovens. “Eles são os protagonistas do futuro e a chave para impulsionar a inovação no Estado. Investir em ciência para essa faixa etária é uma determinação do governador Carlos Brandão”, acrescentou.

A assessora da Secti mencionou, ainda, outros programas, como o ‘Cidadão do Mundo’, que promove a integração dos jovens maranhenses em outras culturas, por meio de intercâmbios, além das ‘Estações Tech’, que são centros de capacitação em inovação tecnológica direcionados às comunidades.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário