‘Mais Saúde’ – Médico trata sobre complicações da diabetes para a visão

 Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista ao programa na íntegra

A entrevista especial do programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (15), na TV Assembleia, foi o oftalmologista Álvaro Bruno. O médico, que é mestre em Diabetes, falou sobre a relação da doença com os olhos e os cuidados e prevenção dos pacientes diabéticos devem ter.

Na conversa com o jornalista Ismael Gama, o especialista afirmou que a incidência de pessoas cegas no estado ainda é alta e informou que conheceu mais sobre o cenário após curso de mestrado realizado em Brasília.

“Não tinha ideia da quantidade de pessoas que ainda ficavam cegas pelo diabetes aqui Maranhão. É uma realidade muito difícil um desafio muito grande e é por isso que eu me empenho tenho buscado, nos últimos anos, lutar por essa causa”, observou.

O oftalmologista Álvaro Bruno falou sobre exames que podem ajudar a identificar a doença, e também na prevenção dela.

“Na verdade, a única forma de a pessoa descobrir se o diabetes está afetando os olhos ou não é fazendo um exame do fundo do olho, de dentro dos olhos, para saber se há ou não complicações dessa doença, tão silenciosa perigosa”, disse.

O médico destacou ainda complicações diversas, como a retinopatia diabética. “É uma das 10 complicações que o diabetes pode causar nos olhos. Pode causar catarata, estrabismo. Pouca gente sabe disso, mas o diabetes quando ele sobe muito, aquela glicemia que o normal é até 100 quando ela passa de 300 400, pode entortar os olhos, a pessoa pode ficar vesga. Pode causar descolamento da retina no fundo do olho; vazamentos, que são o edema macular; sangramentos no fundo do olho, que é a chamada retinopatia diabética”, detalhou.

O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário