Nesta semana o Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, em entrevista a Agência Brasil divulgada neste sábado (6), falou sobre possíveis mudanças de data das eleições municipais 2020.
Barroso estará à frente das eleições municipais de 2020, que deverão ter a data remarcada por decisão do Congresso Nacional por causa da pandemia de covid-19.

O ministro foi questionado se já tem uma data pacificada entre a Justiça Eleitoral e o Congresso para a realização do pleito, respondeu:
“A possibilidade de adiamento das eleições é real. Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano“, disse o ministro Barroso.
O novo presidente do TSE ainda respondeu outros assuntos polêmicos que pode impactar bastante as eleições municipais. Indagado sobre propaganda ilegal, fake news, abuso de poder econômico e outras ilicitudes poderão anular candidaturas e chapas no pleito que ocorrerá este ano, e respondeu o ministro:
“Antes de responder, que fique claro que estamos falando sobre eleições municipais futuras. Abuso de poder econômico e abuso de poder político invalidaram muitas chapas e há diversos precedentes. As fake news foram um fenômeno das últimas eleições. O mundo inteiro está estudando maneiras de enfrentar esse problema. As eleições americanas tiveram esse problema. O plebiscito sobre Brexit teve esse problema. As eleições na Índia enfrentaram esse problema. De modo que as fake news estão sendo objeto de equacionamento pela legislação e pelo Poder Judiciário de diferentes países” disse o Barroso.