Após crise no sistema de saúde do Amazonas, nesta sexta-feira (15), cresceu a cobrança em cima do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da saúde, Eduardo Pazuello. A #ImpeachmentBolsonaroUrgente vem crescendo sem precedentes nas redes sociais.

Igor da Silva Spindola, procurador da República do Amazonas, afirmou nesta quinta-feira que o Ministério da Saúde foi alertado há pelo menos quatro dias que faltaria oxigênio nos hospitais de Manaus.
“O estado não se preparou. E como se não bastasse, a direção de Logística do Ministério da Saúde só se reuniu hoje (quinta-feira) para tratar disso após ser avisada há quatro dias“, disse o procurador que atua na área de saúde no estado.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje que a situação do Amazonas em relação ao coronavírus está “terrível”, mas isentou o governo federal e declarou que “fez sua parte, com recursos, meios”.
O presidente também lembrou que as Forças Armadas estão mobilizadas na região para dar assistência ao sistema público de saúde, que se encontra em colapso e enfrenta problemas graves como falta vagas em UTI e insuficiência de cilindros de oxigênio. O equipamento é fundamental no tratamento de casos de covid-19.
“A gente está sempre fazendo o que tem que fazer, né? Problema em Manaus: terrível o problema lá, agora nós fizemos a nossa parte, com recursos, meios”, declarou ele. “O ministro da Saúde [Eduardo Pazuello] esteve lá na segunda-feira, providenciou oxigênio, começou o tratamento precoce, que alguns criticam ainda.“
Cresceu também o número de pessoas públicas e anônimas pedindo o impeachment do presidente, confira alguns:
Medidas urgentes para salvarmos vidas:
— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) January 15, 2021
– Cilindros de oxigênio para Manaus
– Substituição do atual ministro da Saúde por alguém técnico e independente
– Impeachment do Bolsonaro#ImpeachmentBolsonaroUrgente
O Brasil é um país sangrado! Sem investimentos e atenção onde é realmente necessário. Enquanto nossos irmãos e irmãs de Manaus morrem sem oxigênio, Bolsonaro insiste em indicar medicamentos sem eficácia comprovada. Genocida! #ImpeachmentBolsonaroUrgente pic.twitter.com/aZQTZ9XuOr
— Ciro Gomes (@cirogomes) January 15, 2021
Bom dia @RodrigoMaia,
— fabiula nascimento (@fabiunascimento) January 15, 2021
Pode ser depois do café. Coragem!#ImpeachmentBolsonaroUrgente
O Brasil não aguenta mais. Está nas mãos de @RodrigoMaia aceitar as dezenas de pedidos de impeachment que já foram protocolados desde o ano passado. O que mais vamos esperar? O colapso de todas as capitais?#ImpeachmentDeBolsonaro #ImpeachmentBolsonaroUrgente #impeachmentJa pic.twitter.com/4b0H1osqFd
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) January 15, 2021
Se ele mesmo falou, quem somos nós pra discordar?#ImpeachmentBolsonaroUrgente pic.twitter.com/mSJkKi6mns
— felipe (@HisNameisFelipe) January 15, 2021