Ícone do site Blog Joerdson Rodrigues

Por falta de oxigênio bebês prematuros podem ser transferidos de Manaus para Imperatriz/MA

Como alternativa, na falta do oxigênio, 61 bebês prematuros podem ser transferidos para UTIs de outros estados.

Manaus recebe neste sábado (16), mais um carregamento de cilindros de oxigênio. O avião da Azul – que iria buscar vacinas na Índia – desembarcará na capital amazonense com os equipamentos. 

A informação é do Ministério da Saúde. “O Airbus A330neo da companhia decola do Recife às 23h (horário local) de hoje com destino à Campinas, de onde deverá partir neste sábado (16) com o carregamento dos cilindros de oxigênio para Manaus. A aeronave da companhia levará sua capacidade máxima para esse tipo de carga.

A pasta já articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário: 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), 9 em Imperatriz (MA), 4 em Salvador (BA), 3 Feira de Santana (BA), 1 em Ariquemes (RO) e 3 no município de Macapá (AM). 

O Governo Federal irá prestar apoio em todo o processo logístico de remoção, junto às Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, para que, caso ocorra a transferência, ela seja feita de forma segura e rápida, da forma mais cuidadosa possível, avaliando a necessidade e gravidade de cada recém-nascido. 

Os bebês, que poderão ser transportados, seguem critérios clínicos definidos pelas equipes médicas, e serão acompanhados de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para prestar todo apoio aos prematuros.

Sair da versão mobile