Ribeiro Neto propõe diretrizes para elaboração das políticas públicas da primeira infância em São Luís

Proposta segue em análise nas comissões de Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social e Orçamento

Com o projeto, Ribeiro Neto visa garantir a formação das crianças, visando a qualidade de vida e o desenvolvimento integral / Foto: Leonardo Mendonça

Texto: Mirlene Bezerra

De autoria do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), um projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, constitui diretrizes a serem observadas pelo Poder Executivo na elaboração das políticas públicas da primeira infância. Apresentada na sessão do dia 10 de maio, a proposição foi encaminhada às comissões de Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social e Orçamento.

Com atenção especial à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano, o PL nº 015/23 estabelece que os planos, programas e serviços implementados pelo Município serão norteados pelos princípios contidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei Federal nº 13.257, que trata da proteção integral qualificada de crianças nos primeiros anos de vida.

Entre as diretrizes observadas no texto do projeto estão a priorização no atendimento e defesa dos interesses da criança, com vistas ao aumento da qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento integral.  Também cabe observar a inclusão, atendimento e o acompanhamento individualizado da criança na creche e na rede de educação infantil e a redução das desigualdades no acesso aos bens e serviços, além da formação e desenvolvimento da cultura de proteção aos seus direitos.

“É um período essencial para a qualidade de formação de nossas gerações futuras. Por essa razão, apresentamos o Projeto de Lei que deve servir como norte à Administração Pública, no desenvolvimento de suas políticas e ações que tenham como público-alvo a criança durante a primeira infância”, justificou o vereador.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário