O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 22 de novembro, que a partir de agora vão ser divulgados os números de faltas dos vereadores ao longo do mês. A medida foi anunciada, após cobrança dos parlamentares presentes na sessão que reclamam dos faltosos que contribuem para o adiamento de votações importantes. Além da exposição foi cobrado o desconto no salário de quem faltar ao trabalho.
Pelo regimento da Câmara Municipal, projetos só podem ser deliberados com a presença de no mínimo 16 vereadores e muitas vezes, esse número não é atingido, o que deixa os trabalhos paralisados no legislativo municipal.
Paulo Victor prometeu também a implantação de um serviço de biometria que visa garantir a presença dos vereadores, uma vez que muitos alegam a presença, mas estão no gabinete em atendimento.
Desde 2004, um projeto de Pinto Itamaraty estabelece uma multa para o vereador que faltar a sessão plenária.
Na sessão desta quarta-feira estiveram ausentes: Silvana Noely, Marlon Botão, Marcos Castro, Thyago Freitas, Umbelino Júnior, Chaguinhas, Gaguinho e Octávio Soeiro.