Programa de Apoio a Projetos Locais 2024 do Instituto Alcoa receberá inscrições a partir do dia 18 de março

|

Realizada anualmente, a chamada apoia iniciativas relacionadas às áreas de atuação prioritárias do Instituto Alcoa: educação, geração de trabalho e renda & empreendedorismo e capacitação para o mundo do trabalho.

O Programa de Apoio a Projetos Locais, uma realização anual do Instituto Alcoa para contribuir com sua missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua, receberá inscrições de projetos de 18 de março a 5 de abril.

A iniciativa apoiará projetos locais desenvolvidos por organizações da sociedade civil nas áreas prioritárias para o Instituto – educação com foco em ensino fundamental,geração de trabalho e renda & empreendedorismo e capacitação para o mundo do trabalho, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Além disso, como parte do compromisso de contribuir para a redução das desigualdades e promover, cada vez mais,espaços inclusivos e diversos para todas as pessoas, o Programa de Apoio a Projetos também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+.

“Nós reconhecemos o poder da sociedade civil e suas comunidades e acreditamos que os projetos comunitários têm a capacidade de transformar os territórios em que estamos presentes, através de uma agenda coletiva de desenvolvimento local. Por esse motivo, atuar em conjunto com diferentes atores é tão importante para o Instituto Alcoa, pois assim podemos promover iniciativas em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual” explica Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Novidades

No ano de 2024, o Edital do Programa de Apoio a Projetos Locais apresenta duas principais alterações:
(1) Os focos prioritários para investimento do Instituto Alcoa estão definidos em três frentes:

  • Educação (com foco no Ensino Fundamental);
  • Geração de Trabalho e Renda & Empreendedorismo;
  • Capacitação para o Mundo do Trabalho.

(2) A documentação a ser enviada pelas organizações participantes será dividida em três etapas:

  • Etapa 1: Na inscrição do projeto;
  • Etapa 2: Após a análise dos projetos de acordo com os critérios de participação e avaliação técnica segundo os critérios de análise;
  • Etapa 3: Posteriormente, caso o projeto seja priorizado pelo Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da localidade.

Critérios para participação

Serão priorizados projetos nas regiões de atuação do IA: Juruti (PA); Divinolândia (SP); Andradas, Poços de Caldas e Caldas (MG); São Luís (MA).

Organizações com no mínimo dois anos de existência, projetos realizados nas localidades elegíveis e iniciativas com duração máxima de dois anos são alguns dos critérios para participar do edital. Os projetos devem conter: 1) foco nas áreas prioritárias do Instituto Alcoa; 2) objetivo de implementação, expansão, aperfeiçoamento ou disseminação de propostas já existentes; 3) valor solicitado ao Instituto Alcoa entre R$ 50 mil e R$ 200 mil; 4) perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações após o encerramento do apoio; 5) ao menos uma parceria financeira assegurada para o desenvolvimento da proposta, que corresponda a, no mínimo, 10% do orçamento total; e 6) estratégias de avaliação e plano de divulgação, incluindo ações e resultados.

As inscrições serão recebidas de 18 de março a 5 de abril pelo sistema de gestão de projetos. No ato da inscrição, as organizações devem enviar todos os documentos descritos no edital. Os projetos selecionados serão divulgados até 23 de agosto.

Apresentação do Edital

As regras do Edital 2024 e as mudanças no processo de avaliação serão apresentadas pelo Instituto Alcoa em formato online pela plataforma Teams:
Data: 22 de fevereiro
Horário: das 10h00 às 11h00
Local: Plataforma Teams – acesso por este link.

Oficina de Elaboração de Projetos

Para apoiar as organizações na elaboração e envio dos projetos, o Instituto Alcoa promoverá oficinas em parceria com o Ficas, organização que acompanha todas as etapas do Programa de Apoio a Projetos Locais. Conheça o calendáriode acordo com a localização das organizações participantes:

  • Juruti: 11, 12, 13 e 14 de março
  • São Luís e região: 12 e 13 de março
  • Poços de Caldas e região: 15 de março

Todas as informações sobre o Programa de Apoio a Projetos Locais 2024 estão reunidas no edital da iniciativa, disponível neste link.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00).

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por Luciana Costa

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário