Conectando a comunidade acadêmica e o público com o universo da ciência espacial, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à Space Week Nordeste 2024. O evento reúne especialistas, estudantes e entusiastas do tema para discutir avanços em ciência, tecnologia e o impacto do setor aeroespacial na sociedade.
Organizado pela UFMA, em parceria com o Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAb), do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento teve início na segunda-feira, 16, com a solenidade de abertura oficial nesta terça-feira, 17.
A cerimônia contou com a presença da gestão administrativa e da comunidade acadêmica da instituição, com representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Consulado Geral dos Estados Unidos, além do Governo do Estado do Maranhão e de parceiros institucionais.
Com o tema “Ciência e Tecnologias Espaciais para o Benefício da Natureza e da Sociedade”, a Space Week Nordeste 2024 tem por propósito envolver instituições públicas e privadas no desenvolvimento da ciência espacial e suas tecnologias para beneficiar a natureza e a sociedade. Também busca integrar a comunidade científica do Nordeste e promover a pesquisa e a indústria aeroespacial, inspirando jovens e atraindo talentos para o setor.
As autoridades presentes na solenidade de abertura destacaram o objetivo principal do evento, enfatizando as relações institucionais entre o Brasil e os Estados Unidos, além de reconhecer o Estado do Maranhão como uma referência na área da engenharia espacial.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, ressaltou o papel de destaque da UFMA na formação de profissionais para o setor aeroespacial e reforçou que a Space Week oferece uma oportunidade para os alunos interagirem com a indústria e aplicarem seu conhecimento. “A UFMA, tem um papel importante no desenvolvimento do setor aeroespacial com a oferta no nosso curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, que forma profissionais para lidar com os desafios da exploração espacial e o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais. Além disso, temos um programa de mestrado em engenharia aeroespacial em rede, que complementa essa formação. O mestrado proporciona um ambiente de pesquisa de ponta voltado para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias espaciais, com foco em áreas como geopolítica espacial, regulação de atividades espaciais, sistema de rastreamento de veículos e outros. A Space Week representa uma oportunidade única para os nossos alunos interagirem diretamente com a indústria, além de aplicarem e expandirem o conhecimento adquirido nas salas de aulas e laboratórios”, frisou.
Durante seu discurso, a cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, May Baptista, enfatizou a importância da colaboração entre Brasil e Estados Unidos na área espacial para avanços científicos. “Ao celebrar nosso bicentenário de relações diplomáticas, reconhecemos as semelhanças profundas entre o Brasil e os Estados Unidos. Somos duas nações muito orgulhosas, fortes, poderosas, criativas e independentes. Por isso temos um forte espírito pioneiro necessário para explorar novas fronteiras, como o espaço. Os avanços científicos e tecnológicos possibilitados pela exploração espacial têm um impacto positivo e direto no nosso dia a dia, no nosso cotidiano. A investigação e a exploração espacial são vitais para tornar um mundo mais justo e sustentável. E por isso nos obriga a garantir e fortalecer a colaboração entre relações aliadas nessa missão. Por isso o consulado geral dos Estados Unidos no Recife está engajado na diplomacia espacial, com o objetivo de divulgar e fortalecer a colaboração espacial entre o Brasil e os Estados Unidos”.
A Space Week Nordeste está sendo promovida na UFMA pela primeira vez. A realização e coordenação desse evento pela instituição é um marco importante, pois contribui para o fortalecimento da área espacial no estado.
O Chairman da Space Week Nordeste 2024 e professor da UFMA, Cássius Guimarães Chai, reforçou o compromisso da Universidade em garantir um espaço de trocas de conhecimentos científicos na área da engenharia espacial. “[Com a Space Week, queremos] demonstrar e revelar ao Brasil e ao mundo, geograficamente, que o Estado do Maranhão tem a sua vocação para as políticas da engenharia espacial, não apenas por sua posição geográfica, com a Base de Lançamento de Alcântara, mas porque a Universidade Federal do Maranhão tem um compromisso muito sério e firme com o fortalecimento, aprimoramento e a formação de mão de obra qualificada na área da engenharia espacial”, reiterou.
A solenidade de abertura contou, ainda, com o lançamento do chatbot Mara, a inteligência artificial desenvolvida pela UFMA, que, em breve, será lançada para auxiliar no atendimento ao público interno e externo, contribuindo para a otimização dos processos administrativos.
Por fim, a cerimônia teve uma apresentação cultural com o grupo Lamparina. A apresentação do grupo teve um reportório diversificado, indo de baião ao bumba meu boi, mostrando ao público presente a expressão cultural do Estado do Maranhão.
Programação
As atividades tiveram início nessa segunda-feira, 16, com o credenciamento, minicursos e uma palestra ministrada pelo Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.
Na terça-feira, 17, o evento contou com as palestras “Primeiros resultados após um ano de dados SWOT sobre lagos e rios” e “Escalas finas da circulação oceânica: novo paradigma proporcionado pela SWOT.”
A programação continua durante toda a semana. Na UFMA, as atividades serão realizadas até sexta-feira, 20, com aproximadamente seiscentos participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros. A SWN-2024 na UFMA inclui palestras sobre comunicação espacial, exoplanetas e sustentabilidade, além de minicursos práticos sobre temas como nanossatélites e processamento de dados de satélites. Ao todo, serão oferecidos onze minicursos, cerca de vinte palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. Os melhores trabalhos serão premiados ao final do evento.
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Space Week Nordeste 2024 será realizada no Shopping São Luís, com uma programação aberta ao público que inclui atividades de astronomia, oficina de modelismo de foguetes, entre outras. A expectativa é que o evento receba cerca de seis mil participantes.