Guilherme Paz é advogado e pecuarista, casado e pai de 2 filhos. Tem experiência de 16 anos na Administração Pública, nas esferas Municipal, Estadual e Federal, onde prestou serviços.
Foi Procurador-chefe da Procuradoria Patrimonial e do Meio Ambiente em São Luís, Diretor Legislativo da ALEMA e, mais recentemente, fez parte dos quadros da Diretoria de Infraestrutura da Codevasf em Brasília, deslocado para a Superintendência Regional do Órgão no Maranhão.
Nas eleições de 2018 foi candidato a deputado estadual, tendo expressiva votação, ficando na primeira suplência pelo PSDB. Guilherme Paz, desde a juventude, tem umbilical ligação com o campo, onde atua no setor agropecuário, mais precisamente, na pecuária, na cria e recria de bovinos, ovinos e caprinos e, na agricultura, no cultivo de milho e, no passado, tomate, sempre em parceria com pequenos produtores da região.
Mas foi nos anos 2016, 2017 e 2018 que o postulante, atuando na Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, como Assessor da Diretoria de Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura em Brasília, mas deslocado para a Superintendência Regional do Maranhão, teve a gratificante experiência de tocar projetos que beneficiaram diretamente pequenos produtores, incluindo agricultores familiares e pescadores artesanais, com ações desde a recuperação de estradas vicinais, para viabilizar o escoamento da produção, passando por construção de casas de farinha, fábricas de cajuína, apoio aos apicultores, doação de patrulhas agrícolas com tratores, arado e carretinha, doação de sementes para plantio, doação de embarcações com motores de popa e de rabeta, doação de tanques-rede, doação de tanques de armazenamento de leite, caminhões-frigorífico, fábricas de gelo até equipamentos pesados e muitos outros itens, que proporcionaram o fomento da agricultura, pesca e abastecimento.