Em Peri Mirim, o prefeito Heliezer Soares (PCdoB), baixou um decreto municipal que entrou em vigor na última sexta-feira (14), com medidas restritivas de prevenção e contenção da Covid-19 e Influenza no município. Entretanto, nem o prefeito Heliezer Soares e o vereador Marcos Bordalo (MDB), respeitaram o decreto sido flagrados em aglomerações.
O prefeito Heliezer foi flagrado rodeado de pessoas quebrando o distanciamento social estabelecido por ele no decreto, que prever a distância mínima de 2 metros entre pessoas, além do uso obrigatório de máscaras, como podemos observar nas fotos abaixo essas medidas, foram descumpridas.
Já o vereador Marcos Bordalo (MDB) foi flagrado em uma festa, desrespeitando o decreto municipal, o descumprimento das medidas estabelecidas no decreto prever algumas penalidades, entre elas destacamos uma: aplicação de multa, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
Entre às principais medidas estão previstas no decreto que foram violadas estão:
Obrigatório o uso de máscaras de proteção, descartáveis, caseiras, ou reutilizáveis, conforme determinado pela ANVISA, devendo ser observado o distanciamento social, de, no mínimo 2 m (dois metros);
A suspensão da realização de ‘shows’/festas em geral, apresentações teatrais, jantares, confraternizações, eventos científicos, inaugurações e afins, públicos ou privados, bem como qualquer outro evento/programação de igual natureza que importe em aglomeração de pessoas no período compreendido entre os dias 13 de janeiro de 2022 a 31 janeiro de 2022.
O que aconteceu nesse fim de semana no município foram realizações de vários eventos gerando grandes pontos de aglomerações, desse modo, ouve a realização de festas particulares, praças e bares lotados e o mais grave, tudo isso, com participação de autoridades municipais.
Peri Mirim, recentemente teve um lote de vacinas contra a covid-19 que teve o prazo de validade vencido, algumas pessoas alegam que o principal fator desse lamentável fato é a baixa adesão da população em se vacinar. A administração municipal está enfrentando grande dificuldade em estabelecer campanhas de conscientização da população para aderir à vacinação.