Fortalecendo seu compromisso com os avanços gerais da sociedade civil, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) permanece em constante harmonia com diversos agentes de atuação social e política, como o próprio Governo Federal, instituindo colaborações determinantes para o bem-estar geral não somente da comunidade acadêmica, mas de toda a população. É com esse pensamento em mente que na última quinta-feira, 13, a UFMA, por intermédio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), estabeleceu uma parceria com o Ministério dos Esportes (MESP) para a elaboração de sete grandes projetos que serão distribuídos para todos os municípios do país.
Na ocasião, o superintendente, Guilherme Abreu, ao lado de parte da equipe técnica de engenheiros e arquitetos da Superintendência de Infraestrutura, esteve reunido com representantes do MESP para negociação de novas tratativas, após o desempenho da Universidade na criação do projeto ARENAS presente no novo PAC Seleções que construirá 23 espaços esportivos comunitários no Estado do Maranhão, além de abarcar 240 prefeituras ao redor do Brasil em primeiro momento. Representando a pasta ministerial, estiveram presentes a coordenadora geral de Implementação e Gestão de Infraestrutura Esportiva, Barbara Salatiel Matos de Alencar; o coordenador geral de Planejamento de Infraestrutura Esportiva, Narcizo Maria Junior; o diretor de Infraestrutura do Esporte, Luis Vannucci Cantanhede Cardoso; e a gerente de projetos, Thiele Araujo Rabelo Silva.
Entre os projetos a serem desenvolvidos pela UFMA estão quadra poliesportiva descoberta; quadra poliesportiva coberta; quadra poliesportiva coberta com arquibancada em três níveis; quadra de beach tennis com duas mesas de teqball; pista de skate com mais duas mesas de teqball; um centro esportivo que contará com um campo de futebol com grama natural e suporte para 16 jogadores, além de quadra de beach tennis e academia ao ar livre; e um outro centro esportivo nas mesmas condições, porém com um campo de futebol que contará com espaço maior, para 22 jogadores.
O exercício de uma ação cooperativa como essa possibilita com que a instituição seja reconhecida como uma fonte essencial para os andamentos das transformações sociais, propiciando a ultrapassagem dos muros da Universidade por meio do estreitamento de laços com diversos órgãos do Governo Federal, além da obtenção de benefícios materiais destinados à própria UFMA. É o que comenta o superintendente de Infraestrutura da UFMA, Guilherme Abreu. “Para essa parceria, estamos sendo contratados pelo Ministério dos Esportes. Existe um investimento do MESP nesses projetos, para a Universidade, então trazemos mais recursos para a UFMA e visibilidade para a instituição ao desenvolvê-los. Saímos daqui dos muros da Universidade e do estado do Maranhão para nos tornarmos uma das primeiras instituições a desenvolver projetos para o Governo Federal, e quem sabe abrir portas para [parcerias com] outros ministérios”, destaca.