O GUARDIÃO DOS GUARÁS

|

No dia 11 de agosto de 2023 o 45°BPM completou seu primeiro ano de fundação oficial. Já que, a partir de maio do ano de 2022, já fora instituído pela Lei n° 11.736, o novel Batalhão da Região Baixada Ocidental -Litorânea.

Na referida data, este articulista já se encontrava em plena atividade buscando recursos diversos para o 45°BPM. Efetivo, armamento, e demais meios logísticos de mobília e expediente.

A Unidade era, e ainda permanece como a menor do Brasil em efetivo. Nesta senda, como primeiro Comandante da Unidade, procuramos buscar políticas públicas, em todas as esferas administrativas. Reduzimos, na UPM, com a ajuda de todos os seus integrantes, novos e os mais experientes, a quase zero os números de ocorrências de tráfico e homicídios por execuções, muito comuns até então.

Porém, trago a lume que no início, para formarmos não só uma simples UPM, mas para levarmos uma parte da intenção de desenvolvimento turístico e cultural da rica Região, uma das mais belas paisagens e ecossistema exuberante do Maranhão.

Por entender, como filho da Baixada, que poderíamos ir mais além, denominamos o 45° Batalhão de Polícia Militar, com o pós – nome de “Portal dos Guarás”. Uma espécie de Guardião da nossa maior riqueza: nossos belos, mas quase raros guarás.

Com o apoio do Comando da PMMA, Secretaria de Segurança Pública e do Poder Público Municipal, tiranos a Unidade do ‘papel’ e transformamos em uma descente, aconchegante e bem locada sede administrativa. Localizada bem no coração da cidade, em sua entrada. Um grande privilégio para a sociedade local de Bequimão, Alcântara, Peri-Mirim e Palmeirândia.

Não podemos esquecer as grandes operações da Unidade, inclusive sendo, “como carro chefe”, a especialidade em mediação de conflitos, a exemplos dos ocorridos no Porto do Cujupe, todos resolvidos sem uma única condução, uso da força ou, sequer disparos de armamentos de menor potencial lesivo, que fosse. Em algumas situações, apenas 02 (dois) PMs foram suficientes nos casos. Prova de que a inteligência e sabedoria dos mais antigos, aliados a tecnologia, equilibraram a falta de efetivo.

Outrossim, iniciamos um grande Projeto de incentivo a Leitura nas escolas através de Palestras sobre: Vida Empreendedora e Disciplinada, assim como o feedback dos alunos sobre a violência doméstica. Sem dúvidas o primeiro passo para evolução de toda a espécie de criminalidade. Nas escolas, com a ajuda de professores, pudemos diagnosticar muitas mazelas sociais, maus-tratos infantis, abusos sexuais e etc. Fatos estes que nunca, ou dificilmente chegariam até as autoridades antes de se constituir em tragédias maiores.

Encerrando nossas considerações, quero aproveitar o ensejo para deixar minhas congratulações a todos os integrantes dessa família do 45°BPM, o Portal dos Guarás, porta protetiva para a garantia do Turismo e Cultura da Região: fatores que prevenirão as desigualdades sociais, e a consequente elevação das ocorrências policiais.

Parabéns a essa grandiosa Unidade PM pelo seu primeiro ano de existência, que fez e fará sempre a

É Bacharel em Segurança Pública e Direito. Especialista em Gestão em Segurança Pública. Direito Público e MBA em Desenvolvimento Gerencial.

Texto produzido por Reinaldo Abreu Trinta Junior.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário