A Prefeitura Municipal de Grajaú, sob gestão do prefeito Mercial Lima, lançou um edital de licitação na modalidade Pregão Eletrônico para serviços de limpeza urbana com estimativa de gastos exorbitante. O montante estimado de R$ 7.948.822,30 (sete milhões novecentos e quarenta e oito mil oitocentos e vinte e dois reais e trinta centavos), a serem gastos em apenas 12 meses, está sendo considerado excessivo por muitos, principalmente quando se analisa a distribuição orçamentária para cada serviço.
Distribuição dos Recursos:
- Coleta Regular de Lixo: R$ 845.251,20 (oitocentos e quarenta e cinco mil duzentos e cinquenta e um reais e vinte centavos);
- Varrição e Capina Manual de Vias e Logradouros Públicos: R$ 3.350.419,20 (três milhões trezentos e cinquenta mil quatrocentos e dezenove reais e vinte centavos);
- Serviços de Transporte para Coleta: R$ 3.235.276,80 (três milhões duzentos e trinta e cinco mil duzentos e setenta e seis reais e oitenta centavos);
- Ferramentas e EPI (Equipamento de Proteção Individual): R$ 190.512,60 (cento e noventa mil quinhentos e doze reais e sessenta centavos);
- Material: R$ 327.362,50 (trezentos e vinte e sete mil trezentos e sessenta e dois reais e cinquenta centavos);
- Valor do BDI (Bonificações e Despesas Indiretas): R$ 1.589.764,46 (um milhão quinhentos e oitenta e nove mil setecentos e sessenta e quatro reais e quarenta e seis centavos).

Estes valores, aparentemente inflados, suscitam perguntas sobre a eficácia e transparência do processo licitatório. Com base nas informações disponíveis no Edital de Pregão Eletrônico Nº 067/2023, há uma preocupação crescente em relação à justificativa para tais custos, principalmente em um cenário onde muitos municípios buscam otimizar despesas.
A sessão para abertura dos lances ocorrerá às 09:00 horas do dia 13 de dezembro.