Nesta sexta-feira (19), o governador em exercício, Felipe Camarão, esteve reunido com alunos, gestor e professor de matemática do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãozinho Trinta (NAAH’S), para presenteá-los, em reconhecimento ao destaque que o núcleo vem apresentando em diversas competições.
Na penúltima edição da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), alunos do NAAH’S participaram da competição em três níveis: nível 3 – para alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental; nível 4 – alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e nível 5, para alunos do ensino médio e técnico.
No nível 3, o aluno Lucas Benjamim Sousa fez 65 pontos e recebeu a medalha de Honra ao Mérito, por estar entre os 10 alunos do estado que apresentaram um melhor desempenho. No nível 4, o aluno Isaac Luiz Ribeiro fez 67 pontos e também recebeu a medalha de Honra ao Mérito por ter ficado entre os 10 primeiros colocados no Maranhão.
Já na modalidade nível 5, o destaque foi o aluno João Victor Tavares, que fez 34 pontos e também recebeu a medalha de Honra ao Mérito, por ter se destacado entre os alunos do ensino médio com as melhores pontuações.
“Agradeço ao empenho e incentivo do Governo do Estado e da Secretaria de Educação pelo incentivo que têm dado a nós, alunos com altas habilidades/superdotação. Eu faço robótica porque ela está presente no nosso dia-a-dia e quero usar a tecnologia para desenvolver projetos para melhorar a vida das pessoas”, diz João Victor.
Os estudantes foram premiados com smartphones e o professor de Matemática, Cleverson Castro, com um notebook, que irá auxiliá-lo em planejamentos pedagógicos e exposições em sala de aula.
“Esse gesto de hoje é uma forma de reconhecimento aos estudantes da rede pública com altas habilidades/superdotação e professores que se dedicam ao estudo da robótica, alcançando grandes conquistas e apresentando muitos avanços. É uma forma de agradecê-los pela contribuição com a Educação do Maranhão”, destaca Felipe Camarão.
O NAAH’S é um espaço voltado para o atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, matriculados no sistema público de ensino, que estimula o desenvolvimento das potencialidades criativas e o senso crítico desses estudantes, a fim de que não sejam desperdiçados seus talentos.
“Nós recebemos esse reconhecimento por parte do Governo do Estado e da Secretaria de Educação com gratidão, assim como a sanção da lei que garante políticas públicas aos estudantes do NAAH’S. Com esse incentivo, vamos nos dedicar ainda mais para apresentar melhores resultados em nossos indicativos e que conquistas como estas, se tornem cada dia mais comuns entre os nossos alunos”, expressa Fabiano Tájra, gestor geral do núcleo.