A valorização das Mulheres nos espaços de poder pelo Governador Carlos Brandão apontam a direção da escolha de Desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional; entenda:

|

Governador do Maranhão, Carlos Brandão

O Maranhão está vivenciando uma era de valorização da mulher nos espaços de poder. Desde que o Governador Carlos Brandão (PSB) assumiu seu segundo mandato, ele vem abrindo espaços para as mulheres e dando oportunidades a elas em diversas áreas.

Um marco importante nessa jornada foi a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão em 2023, que elegeu a deputada Iracema Vale (PSB) como a primeira mulher a presidir o legislativo estadual maranhense. Esse feito só foi possível graças aos esforços e articulações do governador Brandão. A decisão do chefe do executivo em ajudar uma mulher a chegar ao cargo de chefe do legislativo resultou em harmonia entre os poderes e na aprovação de vários projetos voltados para o fortalecimento do empoderamento feminino e segurança da mulher no estado.

Governador Carlos Brandão no plenário da Alema ao lado da presidente Iracema Vale

Outro grande passo dado pelo governador Carlos Brandão para o fortalecimento das mulheres em cargos de destaque foi a recente nomeação da advogada Flávia Gonzalez Leite ao cargo de Conselheira do TCE. Ela se torna a primeira mulher na composição do órgão em 77 anos de história, a posse ocorrre nesta quinta-feira (25).

Governador Carlos Brandão ao lado da nova conselheira do TCE, Flávia Gonzalez Leite

É evidente que o governador vem buscando prestigiar as mulheres, dando-lhes lugares de destaque dentro da estrutura estadual e buscando igualar a distribuição de cargos de poder.

Com base nessas ações, é possível prever que a escolha para o Quinto Constitucional da OAB para uma vaga no Tribunal de Justiça do Maranhão deverá ficar com uma mulher. Todas as ações já praticadas por Brandão apontam nessa direção.

Entre os principais nomes que estão concorrendo à vaga pelo Quinto Constitucional, um nome se destaca: a advogada Dra. Ana Brandão. Ela é uma advogada que construiu um grande legado como operadora do direito e vem inspirando mulheres ao longo de décadas de atuação. Muito reservada, a Dra. Ana vem se articulando nos bastidores, conseguindo conquistar apoio dentro do TJMA para garantir sua presença na lista tríplice que será enviada ao governador para a escolha da próxima desembargadora pelo Quinto Constitucional.

Dra Ana Brandão ao lado dos demais candidatos do Quinto Constitucional

Esses episódios administrativos e sociais oriundos das decisões certeiras do governador em buscar valorizar e prestigiar as mulheres nos cargos de alto escalão da estrutura do estado são um reflexo da mudança de paradigma na política maranhense, onde a mulher vem conquistando cada vez mais seu espaço.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário