Aconteceu na noite desta quarta-feira (11), o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Pinheiro, transmitido pela televisão e internet pela ITV, que foi marcado pela ausência de dois candidatos: André da Ralpnet (Podemos), e João Batista Segundo (PL). A falta de presença dos dois candidatos foi interpretada como um sinal de desrespeito ao eleitor, que não teve a oportunidade de ouvir suas propostas e soluções para os problemas enfrentados pela população.
Segundo informações obtidas pelo blog, a ausência dos candidatos pode ser atribuída à falta de conhecimento sobre os principais problemas enfrentados pela população, bem como à péssima oratória e à falta de propostas concretas para apresentar ao eleitorado. Além disso, a ausência pode ser também um reflexo da estratégia de usar narrativas rasas para atacar os adversários, em vez de apresentar soluções reais para os problemas da cidade.
A ausência dos candidatos é um sinal de que eles não respeitam o eleitor, que tem o direito de saber sobre as propostas e soluções que os candidatos têm para melhorar a vida da população.
Por fim, a ausência dos candidatos apontam para o despreparo, desrespeito ao eleitor, além da real falta de propostas para apresentar ao eleitorado.