O deputado estadual Eric Costa (PSD) elevou o tom contra a VIP Leilões na Assembleia Legislativa do Maranhão, acusando a empresa de descumprir acordos e contratos, prejudicando milhares de motoristas e proprietário de veículos maranhenses. Após tentativas de resolução amigável, o parlamentar anunciou medidas drásticas para conter o que classifica como “ações macabras” da empresa.
A disputa entre o deputado Eric Costa e a VIP Leilões não é recente. O parlamentar tem buscado, há algum tempo, uma solução para o que considera um descumprimento contratual por parte da empresa, responsável pela remoção e leilão de veículos apreendidos no estado. Segundo o deputado, a VIP Leilões não estaria cumprindo integralmente o contrato firmado com o Detran-MA, penalizando condutores que têm seus veículos retidos e leiloados.
Na manhã desta terça-feira (17 de dezembro de 2024), o deputado Eric Costa anunciou que ingressará com uma Ação Popular contra a VIP Leilões. O objetivo da ação é mitigar os impactos negativos das ações da empresa, buscando reparação tanto para os indivíduos quanto para a coletividade.
Além da Ação Popular, o deputado também declarou que iniciou a coleta de assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as atividades da empresa e a alegada quebra de contrato.
Um dos principais pontos de divergência entre o deputado e a empresa é o número de pátios para a guarda dos veículos apreendidos. Segundo o contrato, a VIP Leilões deveria ter implantado 15 pátios em 15 cidades diferentes do Maranhão. No entanto, o deputado afirma que o número de pátios em funcionamento é bem inferior se limitando a 4 pátios, configurando, assim, o descumprimento do acordo.
O não cumprimento do contrato pela VIP Leilões traz diversos prejuízos para a população. A falta de pátios adequados e em número suficiente dificulta a recuperação de veículos apreendidos, além de gerar custos adicionais para os proprietários. A ação do deputado Eric Costa busca, portanto, defender os direitos dos cidadãos maranhenses e garantir o cumprimento dos contratos firmados com o poder público.
Com o anúncio da Ação Popular e a coleta de assinaturas para a CPI, o deputado Eric Costa intensifica a pressão sobre a VIP Leilões. A expectativa é que as medidas judiciais e a investigação parlamentar tragam à tona detalhes sobre a relação da empresa com o Detran-MA e busquem soluções para os problemas enfrentados pelos motoristas do estado. A população aguarda os desdobramentos deste caso que promete movimentar o cenário político e jurídico do Maranhão.