Após a polêmica contratação sem licitação de uma empresa da Bahia para a aquisição de itens de identificação, a gestão do presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Fernando Feitosa (Podemos), chama atenção novamente com uma série de nomeações para cargos na Casa Legislativa. A enxurrada de nomeações, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (10), evidencia o que muitos já desconfiavam: a Câmara vem se tornando um verdadeiro “super cabide de empregos políticos”.
Apesar de o prédio da Câmara ser pequeno, o número de cargos ocupados por nomeações políticas surpreende. Estima-se que, atualmente, cerca de 80 pessoas já foram nomeadas para funções na Casa Legislativa, e há indícios de que esse número pode aumentar ainda mais. As últimas nomeações publicadas reforçam a percepção de que a Câmara está sendo usada como um espaço para acomodar aliados políticos e assessores.
Confira as novas nomeações publicadas nesta segunda-feira (10):
- Alessandra Pereira Soares foi nomeada como Assessora Especial.
- Arlenilson da Silva Oliveira assumiu o cargo de Assessor Especial.
- Caio Francisco Marques Silva foi nomeado como Assessor Parlamentar I.
- Janaina de Sousa Santos Rocha foi designada como Controladora da Câmara.
- José Vitório Silva de Oliveira assumiu a função de Diretor Administrativo.
- Camila de Sousa Machado foi nomeada como Assessora Parlamentar II.
- Carlos Alex Cordeiro Arouche assumiu o cargo de Assessor Parlamentar I.
- Walas Rabelo Costa foi nomeado como Assessor Parlamentar I.
- Ernandes do Espírito Santo assumiu a função de Assessor Especial.
- Gabriel Soares Andrade foi nomeado como Assessor Especial.
- Rômulo Moura Cabral assumiu o cargo de Coordenador de Vigilância.
- Naílson Ricardo Rocha Silva foi nomeado como Assessor Especial.
- Laércio Araújo Silva assumiu a função de Assessor Especial.
- Marcos Antônio Mendonça foi nomeado como Assessor Parlamentar I.
- Ellen Laryza de Sousa Silveira foi designada como Procuradora da Mulher, com as vereadoras Kamilla Rhafylla Pereira da Silva, Carmen Aroso Cassas e Bianca Hellainne Mendes como Procuradoras Adjuntas.
- João Victor Souza Campelo foi nomeado como Assessor de Imprensa.
- João Victor Souza Campelo também foi designado como Intérprete de Libras.
Todas as nomeações foram realizadas pelo presidente da Câmara, Fernando Feitosa, em conformidade com a Lei nº 794 de 2019 e a Resolução Legislativa nº 06/2018. As portarias entram em vigor a partir da data de assinatura, revogando quaisquer disposições anteriores.
A quantidade de nomeações tem gerado críticas por parte da população e de setores da oposição, que veem a Câmara como um espaço cada vez mais ocupado por cargos políticos, em vez de priorizar a eficiência administrativa e o atendimento às demandas da população. A percepção de que a Casa Legislativa está se tornando um “super cabide de empregos” ganha força com o aumento expressivo no número de nomeações nesse início de gestão.
Um ponto muito interessante dessa reviravolta toda é que o atual presidente da Câmara foi o vereador que mais realizou denuncias na gestão da então prefeita Paula da Pindoba, agora que assumiu a presidência da Câmara vem adotando um tom diferente tentando fugir dos holofotes, entretanto, as dezenas de nomeações e o contrato da empresa baiana não passaram despercebidos nas ruas de Paço do Lumiar e são temas nas rodadas de conversas.
Aguardem que em breve iremos trazer novas informações.
Veja o diário oficial