Se tem um setor que é essencial pra sobrevivência de qualquer cidade, é o de tributos. É dali que sai a arrecadação que mantém a máquina pública funcionando, e é ali que os empresários conseguem emitir suas notas fiscais e fazer o comércio girar.
Mas em Tuntum, a coisa anda feia. Já faz mais de uma semana que o sistema tributário da Prefeitura está fora do ar! Ninguém consegue emitir nota fiscal, nem tirar certidão. Resultado: os empresários que querem trabalhar corretamente são penalizados pela incompetência do prefeito.


E o pior? Tudo indica que é por falta de pagamento da empresa responsável. Mas como assim? O dinheiro está acabando prefeito?
E onde está o prefeito Fernando Pessoa no meio desse caos? Curtindo férias no Rio de Janeiro, como se tudo estivesse às mil maravilhas. Nenhuma nota, nenhum pronunciamento, nenhuma atitude!
O mais curioso é que toda a família do prefeito é dona de negócios em Tuntum: postos de gasolina, supermercados, lotéricas, hotel, fazendas… E a pergunta que não quer calar: essas empresas estão emitindo nota fiscal? Ou será que estão funcionando normalmente enquanto o resto da cidade está de mãos atadas? Tem coisa estranha aí.

E pra completar o cenário de abandono, Fernando Pessoa está com foco total na pré-campanha da irmã para deputada estadual. Mas todo mundo em Tuntum sabe que essa candidatura é só de fachada — quem manda mesmo é ele! A irmã é apenas um fantoche. Enquanto isso, rios de dinheiro estão sendo despejados na campanha antecipada, e a cidade fica largada às traças.
A verdade é dura: o povo de Tuntum está sendo deixado pra trás, enquanto o prefeito aproveita a vida boa e se prepara pra aumentar ainda mais seu poder político. Até quando a população vai aguentar calada?