Lançado oficialmente na última quinta-feira (16), pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, o aplicativo Preço Legal já bateu os 2 mil downloads nas lojas do Play Store e Apple Store até o momento da publicação desta matéria.
O Preço Legal é um sistema que permite ao consumidor maranhense encontrar o menor preço de um produto em diversos estabelecimentos do Estado.
A pesquisa do produto é feita por meio de sua descrição, marca ou leitura do código de barras, onde o consumidor terá uma relação dos preços, onde eles foram praticados e por qual estabelecimento. De acordo com dados do próprio aplicativo, já foram realizadas mais de 104 mil pesquisas.
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1024x387.png](https://i0.wp.com/joerdsonrodrigues.com.br/wp-content/uploads/2020/01/image.png?resize=800%2C302&ssl=1)
Os itens com maior índice de busca até o momento foram, arroz e marcas de cervejas, fica evidente que o período de pré-carnavalesco tem influência sobre esse resultado. Já as cidades com que mais foram realizaram pesquisas fora, São Luis, Imperatriz, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Bacabal.
O consumidor maranhense será o principal responsável pela funcionalidade do aplicativo, pois, ao exigir a nota fiscal no ato da sua compra, além de garantir a busca pelo menor preço, também exercerá o seu direito de cidadão, visto que é o consumidor que suporta o pagamento do ICMS, imposto que é incluído no preço da mercadoria.
Ao exigir a nota o consumidor garante que o imposto por ele pago seja recolhido aos cofres públicos.
O programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), disponibiliza os menores valores de itens em vários estabelecimentos locais e pode ser acessado pelo celular ou site do aplicativo Preço Legal.
A Sefaz disponibilizou o e-mail precolegal@sefaz.ma.gov.br para que o consumidor relate sua experiência com o aplicativo.
O aplicativo Preço Legal está disponível gratuitamente para download para Android (Play Store) e IOS (Apple Store).