‘Diário da Manhã’ trata sobre o Programa Estadual do Artesanato Brasileiro

|

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (3), o coordenador Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Carlos Martins, falou sobre a importância da iniciativa. Ele destacou que uma das riquezas do Maranhão é a diversidade cultural do seu povo e que o artesanato se caracteriza por ser uma expressão local única, que transmite nuances da história e tradições da população.

Ao explicar o objetivo do programa, Martins disse que o Governo do Estado, por meio do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), ao longo de 2023, deu suporte aos artesãos para impulsionar o empreendedorismo e a criação de empregos e renda, a partir das habilidades manuais de cada um deles.

Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Carlos Martins contou ainda que o PAB foi criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei nº 10.402/2015 que instituiu o Programa Artesanato do Maranhão, sendo integrado à Secretaria de Estado do Turismo do Estado. “O Programa tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo. O objetivo é melhorar as condições de vida do artesão, preservando os aspectos culturais do estado”, explico.

Outro destaque feito pelo coordenador foi a participação na Festa da Juçara, Expoindústria e Caravana Municipalista, o que impulsionou as vendas e que no final de setembro, os artesãos participaram de um edital promovido pela Coordenação Estadual do PAB e exibiram cerca de 3.500 peças artesanais na 5ª Fenacce, em Fortaleza, com participação ativa.

“É sempre bom destacar que, através de um mapeamento completo dos artesãos maranhenses, a coordenação do PAB incentiva e organiza o artesanato nos principais destinos turísticos do Maranhão, para manter um calendário de eventos que proporcione conhecimento, atualização, visibilidade e oportunidades de negócios”, ressaltou. 

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário