Historiador fala sobre 201 anos de adesão do Maranhão à Independência

 Agência Assembleia

O professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), historiador Manuel de Jesus Barros Martins, falou, no programa Diário da Manhã, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quarta-feira (24), sobre os 201 anos da adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

“Há exatamente 201 anos, no dia 28 de julho de 1823, o Maranhão aderiu à Independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822. O Maranhão foi um dos últimos a aderir à independência do país em relação a Portugal. O Maranhão desempenhou um papel fundamental no contexto das lutas pela independência do Brasil”, disse.

O professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão analisou, entre outros pontos, com a participação do jornalista Gregório Dantas e apresentação do radialista Henrique Pereira, o contexto que levou o estado a ser resistente à independência e algumas mudanças provocadas na política após o dia 28 de julho.

“À época, o país ainda buscava sua emancipação do domínio português, e o Maranhão vivenciou um cenário particular de movimentos e interesses políticos que culminaram na adesão.  A história do estado é repleta de desafios e conquistas”, assegurou.

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário