Assembleia segue com capacitação de servidores e público externo ofertando curso de Libras

 Agência Assembleia

Com o objetivo de desenvolver a comunicação e expressão a partir da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Assembleia Legislativa do Maranhão dá continuidade à capacitação de servidores da Casa e público externo ofertando curso de Libras nível intermediário. A capacitação, ministrada por professores da Escola do Legislativo do Maranhão (Elema), foi dividida em duas partes, sendo a primeira iniciada nesta terça-feira (6) e continuando até 22 de agosto, com aulas no período vespertino.

O curso objetiva desenvolver a comunicação e expressão em Libras, em nível intermediário, levando em consideração a utilização de estruturas gramaticais mais complexas e a aplicação de vocabulários distintos em diferentes contextos comunicativos. Os alunos que integram a turma já concluíram o nível básico da formação.

Durante as aulas, ministradas pela professora Allana Cristina Carvalho Viana, os estudantes poderão aprimorar a percepção visual e a compreensão da linguagem verbal e não-verbal, desenvolver competências comunicativas em Libras, bem como introduzir aos estudos linguísticos e descritivos da língua. Além disso, com o curso, é possível aprimorar a prática de sinalização, aperfeiçoar expressões faciais e corporais e desenvolver competências de análise com base nos aspectos estruturais e organizacionais da língua de sinais.

“O principal objetivo do curso é desenvolver a comunicação, tanto entre os funcionários como direcionada ao público de modo geral. Nesta etapa da formação, nos aprofundaremos sobre a língua, sua regulamentação jurídica, para tornar os alunos mais fluentes na comunicação. O resultado do curso básico foi muito bom e, agora, daremos continuidade com mais conhecimento”, disse Allana Viana, graduada em Letras-Libras, pós-graduada em Libras e em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva, além de graduanda em Pedagogia. Ela é tradutora e intérprete de Libras em diversas instituições de São Luís.

O coordenador pedagógico da Elema, Efraim Soares, explicou que o curso foi pensado de forma a ser progressivo. “Antes, oferecíamos o curso, mas não de forma continuada. Desta vez, decidimos seguir oferecendo a formação do básico ao avançado. Isto é muito importante para podermos dar continuidade às ações de acessibilidade e inclusão, e a legislação impõe que os órgãos públicos tenham pessoas que se comuniquem desta forma. A Assembleia está atenta a essa necessidade, ofertando estas formações de forma progressiva e permanente”, pontuou o coordenador. As datas para as próximas turmas ainda serão anunciadas pela Elema.

A maquiadora e estudante de serviço social, Karina Araújo, fez o módulo básico e está cursando o intermediário. Ela destacou a importância de se comunicar em Libras. “No meu curso de Serviço Social, terei esta disciplina, mas achei importante já antecipar. Também sou maquiadora e já me deparei com situações em que precisei me comunicar com pessoas surdas e não consegui passar a minha mensagem. Quando surgiu a oportunidade de fazer o curso, vi que era o momento certo. Gostei muito da primeira etapa, já consigo me comunicar em Libras, mas para aprimorar, estou fazendo mais este módulo”, destacou.    

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.