Dificuldades para romper com ciclo da violência doméstica são discutidas no ‘Toda Mulher’

 Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista à entrevista na íntegra

As dificuldades para romper com o ciclo de violência doméstica foram abordadas no programa ‘Toda Mulher’ que foi ao ar nesta quarta-feira (21), na TV Assembleia. A psicóloga e perita Fabiana Borges Macedo foi a entrevistada do programa, comandado pela apresentadora Márcia Carvalho.

Durante sua entrevista, Fabiana Macedo destacou os perfis psicológicos tanto dos agressores quanto das vítimas de violência doméstica, falou sobre sinais que devem ser levados em conta e que alertam para relações abusivas, tipos de dependência, bem como da necessidade de que as mulheres denunciem seus agressores.

“Nas relações interpessoais, tem sempre um que gostaria de ser mais dominante que o outro, de querer sobressair-se ao outro. Aí começam as formas de manipulação, de imposição, desqualificando o outro. Isto tem um motivo, que vem da carência do agressor, de uma dor velada que faz com que um se sobreponha ao outro, até mesmo de forma inconsciente”, alertou a profissional.   

Quem vive estas situações e acaba por se tornar vítima, nas palavras de Fabiana Macedo, por questões de vulnerabilidade, busca agradar o outro, com medo da perda. “Então, fica tentando suprir a necessidade do outro, para agradar. A vítima terá este perfil diferenciado, que se coloca em padrões, desenvolvendo um script. Às vezes, é tão manipulada, que também não se dá conta”, observou a psicóloga.

Feminicídio

Fabiana Macedo destacou que o feminicídio é um crime anunciado, a partir do momento em que deixa indícios ao longo do tempo. Entre os indícios, segundo a profissional, está a mudança comportamental no ambiente social e que é percebida por parentes, amigos e pessoas de convivência próxima. “São indícios que mostram a despersonificação, a fragmentação do meu eu para estar com o outro, ela se molda ao parceiro”.

A respeito da violência psicológica, Fabiana Macedo explicou que há meios de trazer algo subjetivo para o concreto. “isto pode ser aferido por meio de avaliação psicológica, de testes. “Da mesma forma que temos os parâmetros para os testes biológicos e fisiológicos, também temos como averiguar aspectos psicológicos como, por exemplo, a tristeza”, ressaltou a psicóloga.

Fabiana Macedo frisou, ainda, que ao perceber que está em uma relação violenta, é fundamental que a vítima denuncie nos canais constituídos, a exemplo da delegacia da mulher, Casa da Mulher Brasileira, Patrulha Maria da Penha, entre outros.  

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.