Lutador natural de Santa Helena estreia no UFC e representa o Brasil em Las Vegas

A grande estreia do maranhense, Joanderson de Brito, o Tubarão, no UFC acontece neste sábado, 15 de janeiro em Las Vegas, no estado de Nevada. O lutador se diz otimista e preparado para a batalha contra o norte americano Bill Algeo. Tubarão detém a ficha do adversário, já analisou criteriosamente as técnicas dele para montar a sua estratégia de luta. Dono de um impressionante currículo, de 15 lutas ele é o titular de 12 vitórias, 2 revezes e um empate. Por isso os fãs podem esperar muita emoção neste duelo da categoria peso-pena (até 66kg). O combate será no octógono mais famoso do mundo, card do UFC On ESPN 32, no UFC Apex em Las Vegas, Nevada.

A vida desse jovem de 26 anos é uma luta constante. Há dez anos ele vem dando pancadas e levando algumas também. Quem pensa que vida de lutador de MMA é simples, que seria só entrar no Cage e bater, está equivocado. Para conquistar uma vaga no UFC Ultimate Fighting Championship, é preciso muita luta, dedicação, treino e dieta.  A rotina de treino é pesada, são três vezes ao dia, começa pela manhã, treina à tarde e termina à noite.

O maranhense de Santa Helena, migrou para Laranjal do Jari no Amapá e arraigou-se em Juruti no Pará, por causa da luta, mudou-se para Bauru em São Paulo. Joanderson começou a lutar por hobby. Na cidade onde morava a maioria dos jovens gostava de lutar, na escola onde estudava todos só falavam de luta na hora do intervalo, ao contrário de outras regiões do Brasil, o futebol não era muito popular, mas a luta sim, era a sensação da garotada.

À esquerda Marcelo Siqueira à direita o treinador João Emílio, ao centro Joanderson


 

Em entrevista ao Brazilian Times, Joanderson revela os maiores desafios desta vida de competidor “. Uma, é a parte da dieta, estou nesta fase agora. Tenho que abrir mão de comer carboidrato, sal, açúcar, neste momento é muita água, daqui a dois três dias, dependendo do meu peso, vou ter que cortar até a água. A outra coisa é não desistir, a gente recebe muitos nãos, a falta de reconhecimento e de apoio faz muita gente desistir, esses são os maiores desafios para mim”.

Ao ser questionado se tem medo de se machucar, Joanderson responde que não, “acredito que a gente se machuca muito mais com outras coisas como palavras, com os nãos, com as dificuldades do que na luta, na luta a adrenalina alivia a dor. Para quem está de fora assistindo pode parecer um pouco agressivo, mas para nós que estamos condicionados a isso, não é tanto. Existem outros esportes que os atletas têm contato e que têm mais lesões, como o futebol e o futebol americano. A luta não é tão agressiva como as pessoas imaginam. A adrenalina come tudo!”.

Tubarão deixa um recado para os jovens que desejam praticar MMA. “Tenham muita fé, não desistam de seus sonhos, pode parecer que tudo está dando errado hoje, mas não amanhã, continue de cabeça erguida, trabalhando e lutando que vai dar certo”. Garante o atleta.

À esquerda o patrocinador Marcelo Siqueira da Academia Brazilian Martial Arts Center (BMAC)

O Grão-mestre e treinador, João Emílio Gomes, acompanha Joanderson há cinco anos, por isso tem propriedade para falar sobre o atleta: “Assim que ele chegou no projeto já vi que era diferenciado. Na academia de Bauru, oferecemos estrutura para ele treinar, é um atleta sensacional, fora da média, ele gosta de treinar, tem um coração diferenciado, um coração de lutador. Ele vai estar em ação em Las Vegas, ele tem de tudo para estar entre os cinco melhores do mundo e isso não vai demorar muito. Tubarão é determinado, sabe o que quer, faz o que tem que fazer e paga o preço para estar aqui, ele deixa de comer, deixa de estar com a família, a esposa está grávida, o filho vai nascer por esses dias, ele deixou a família para correr atrás do sonho dele, que na verdade é o sonho da família dele. Vocês vão ouvir falar muito no nome do Joanderson Tubarão. Sua maior virtude é a dedicação. Atesta o grão-mestre.

A grande estreia do maranhense, Joanderson de Brito, o Tubarão, no UFC acontece neste sábado, 15 de janeiro em Las Vegas, nos EUA

Antes de ir para Las Vegas a equipe fez uma parada em Boston, o treinador justifica esta passagem por Massachusetts. “Tivemos um encontro com o professor Marcelo Siqueira da Academia Brazilian Martial Arts Center (BMAC), existe uma parceria da academia de Bauru, Chute Boxe Bauru com a Academia do Marcelo, em Boston. O Christopher Led é um treinador da equipe que começou este projeto no Brasil. Por isso, sempre que tem luta nos Estados Unidos nós trazemos os atletas para cá para refinar o treinamento e o Marcelo oferece toda estrutura para os atletas até o dia da luta, ele é o nosso grande parceiro”.

E o coração valente se derrete quando fala do baby shark que está chegando por aí


 

Em suas palavras finais, Joanderson fala sobre as suas maiores conquistas:“Poder viver do esporte que gosto, construí a minha família. Conquistei a minha gava no UFC que é o maior evento do mundo, dá para viver da luta bem tranquilo, os patrocínios aparecem, inclusive quero agradecer aos patrocinadores: Kazoku Automóveis e Marcelo Siqueira da Academia Brazilian Martial Arts Center (BMAC) que acreditam no meu trabalho”.

Tubarão com o seu treinador João Emílio

E o coração valente se derrete quando fala do “baby shark” que está chegando por aí. “Estou esperando um filho que se chama Apolo, ele está para nascer a qualquer momento, tomara que espere eu voltar para ele nascer depois da luta. Essa é uma das minhas maiores motivações hoje em dia”.

O filho que está para nascer é seu motivo de orgulho. Que os deuses o bendigam! Os fãs de MMA podem esperar que vem muita emoção nessa luta. A motivação não poderia ser melhor, quem sabe, uma vitória para o pequeno Apolo.

Fonte: Brasilian Times

Leia mais notícias em joerdsonrodrigues.com.br siga nossa página no Twitter, Facebook e no Instagram @joerdsonrodrigues. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por meio do WhatsApp (98) 93300-0985.

Deixe seu comentário

AVISO IMPORTANTE

O blog Joerdson Rodrigues é propriedade intelectual e todos os conteúdos publicados aqui são protegidos por direitos autorais. Infelizmente, temos notado que alguns indivíduos têm estado se apropriando indevidamente do nosso conteúdo, copiando e publicando sem dar os devidos créditos.