Responsável por abrir o card principal do UFC Las Vegas 46 e por ser o primeiro brasileiro a entrar no octógono em 2022, Joanderson Tubarão acabou derrotado por Bill Algeo na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28) em sua estreia na organização.
A derrota deste sábado (15) interrompeu uma sequência de dez vitórias do brasileiro, que não perdia uma luta desde 2015.
Do outro lado, Bill Algeo se recuperou da derrota sofrida contra Ricardo Carcacinha em maio de 2021 e tem agora duas vitórias e dois reveses na organização.
A LUTA
O duelo começou movimentado, com Joanderson Tubarão deixando um swing no vazio e colocando Bill Algeo de costas na grade. O brasileiro aplicou uma boa queda, mas não conseguiu manter o norte-americano no chão. Em pé, Tubarão conseguiu erguer o adversário e cruzar o octógono com ele no ombro antes de aplicar mais uma bela queda. No chão, o brasileiro rapidamente pegou as costas do rival e atacou com um mata-leão, defendido por Algeo. Após mais uma tentativa de mata-leão de Tubarão, o norte-americano conseguiu uma ótima reversão e ficou por cima no solo. De costas no chão, o brasileiro neutralizou bem os golpes de Algeo, explodiu e conseguiu ficar novamente em pé.
No início do segundo assalto os dois atletas partiram para a trocação franca. O norte-americano conectou um duro cruzado no rosto de Joanderson, que sentiu, mas continuou em pé. O brasileiro partiu então para a tentativa de queda, mas Algeo defendeu bem. De volta ao centro do octógono, os dois voltaram para trocação franca. Tubarão encaixou uma boa sequência de socos, mas optou por entrar em queda novamente e acabou ficando em posição de desvantagem no solo. O brasileiro voltou a ficar em pé e se desvencilhar do clinch do norte-americano. Novamente no centro do cage, Tubarão conseguiu mais uma sequência de jab e direto antes de voltarem ao clinch.
No início do terceiro assalto, Tubarão repetiu a fórmula de conectar boa sequência de socos e partir para o clinch, mas rapidamente soltou a pegada. O brasileiro continuou apostando nas combinações de boxe. Após tentativa frustrada de um soco giratório por parte do brasileiro, Bill Algeo saiu do raio de ação e aproveitou para provocar Tubarão. Na reta final da luta, Algeo conseguiu uma linda queda e sacramentou a vitória.