Uma Roda de Conversa que será realizada no próximo dia 14 de agosto vai tratar da importância de um riquíssimo acervo de documentos que guardam informações sobre a História de São Luís, do Maranhão e do Brasil: o Arquivo Público da Câmara de Vereadores de São Luís.
O evento é uma iniciativa do Departamento de Arquivo e Documentação da Câmara. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a necessidade de criação e preservação de acervos com este, que guardam a história do nosso povo e que também são fontes de pesquisa fundamentais para a produção de novos conhecimentos.
Apesar de ser umas das antigas do Brasil, com mais de 400 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís instituiu o seu próprio Arquivo Público somente em outubro de 2023, por meio da Resolução 111, de autoria do vereador Paulo Victor (PCdoB), atual presidente da Casa. A mesma Resolução 111 também criou a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, que é quem decide quais documentos serão arquivados ou eliminados.
“A gente tem arquivos históricos importantíssimos. Por exemplo, documentos que registram o processo de urbanização da cidade de São Luís, as leis de costumes, quando começou a instalação da eletricidade na cidade, os contratos públicos; registros da formação dos bairros, do transporte público…”, explica a analista legislativa e bibliotecária da Câmara de São Luís, Marcela Coelho.
Uma parte dos documentos da Câmara de São Luís estão guardados no Arquivo Público Estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, mas, conforme explica Marcela Coelho, documentos e registros da segunda década do século passado até os dias atuais estão no próprio Arquivo Público da Câmara, localizado em prédio anexo também na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.
Convidados
Marcela Coelho e Carlos Netto, este também é analista legislativo e historiador da Câmara, serão os mediadores da Roda de Conversa. Foram convidados para enriquecer o debate a especialista em Gestão da Cultura e analista executiva do Arquivo Público Estadual do Maranhão (AMPEM), Conceição Maria Rios; a professora doutora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dirlene Santos Barros; a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; o professor doutor do Departamento de História da UFMA, Lyndon de Araújo Santos; e a especialista em Arquivologia e gestora do AMPEM, Vilma Teixeira de Castro.
Inscrições
A Roda de Conversa será realizada no dia 14, na Sala VIP da Câmara de São Luís, a partir das 9h.
O evento é intitulado “Arquivos Públicos como Espaço de Memória e Cultura em Risco de Esquecimento”. A ideia é alertar para a necessidade de atenção e investimento em espaços como os Arquivos Públicos, que são espaços de cultura.
Para participar é necessário fazer inscrição prévia por meio do link https://doity.com.br/arquivo-publico-como-espacos-de-memoria-e-cultura-material-em-risco-de-esquecimento