Suspeitas indicam que a prefeita estaria ocultando contratos que podem estar ligados a possíveis esquemas de fraude, corrupção e desvio de dinheiro público.
A prefeita do município de Arari, no Maranhão, Maria do Socorro de Oliveira Cantanhede, conhecida politicamente como Simplesmente, foi formalmente denunciada nesta manhã ao Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) por suposta omissão de informações públicas no Portal da Transparência da Prefeitura. A representação foi registrada sob o número 44630072025.
A denúncia aponta que a prefeita estaria descumprindo a legislação de transparência ao não disponibilizar a íntegra dos contratos, licitações e demais certames firmados pela atual gestão. A prática, além de ferir princípios da administração pública como publicidade e legalidade, levanta suspeitas de que a gestora estaria ocultando contratos que podem conter irregularidades ou indícios de fraude.
Em um dos trechos do documento protocolado junto à Promotoria de Justiça de Arari, o denunciante solicita que o Ministério Público requeira, em caráter de urgência, a atualização e publicação integral de todos os contratos firmados pela gestão. Além disso, o representante pede ainda o afastamento imediato da prefeita do cargo público, alegando risco de obstrução das investigações, e requer que o MP represente pela prisão preventiva da gestora, como forma de evitar a destruição de eventuais provas.
Procurada por nossa redação, a prefeita Maria do Socorro Cantanhede não quis se manifestar sobre o caso até o fechamento desta matéria.
A equipe de jornalismo seguirá acompanhando o desenrolar da apuração por parte do Ministério Público e trará novas informações assim que houver atualizações relevantes.
