O deputado federal André Fernandes (PL-CE) anunciou que conseguiu assinaturas suficientes para instauração da comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos do dia 8 de janeiro, em Brasília.
Das 172 assinaturas de deputados federais já coletadas para abertura da CPMI, três são de maranhenses. Assinaram o requerimento os deputados Josimar Maranhãozinho, Detinha e Pastor Gil, todos do PL, partido de ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ato de assinar o requerimento para abertura da CPMI poderá gerar grandes prejuízos para Josimar no Maranhão e na justiça, pois o ministro da justiça, Flávio Dino (PSB) deverá ir atrás do parlamentar e seus aliados no estado.
A abertura da CPMI poderá respingar no ministro Flávio Dino, que segundo alguns bolsonaristas, ele sabia dos ataques com antecedência e nada fez para prevenir os atos do dia 8 de janeiro. A situação de Flávio Dino, que ganhou os holofotes no último mês com entrevistas em vários meios de comunicação nacional, poderia se complicar e atrapalhar seus planos em ser presidente do Brasil.
A CPMI
O objetivo da CPMI é investigar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília e a possível omissão do governo Lula e seus ministros sobre o caso. Os atos de vandalismo e destruição que ocorreu no 8 de janeiro na capital federal ganharam grande repercussão e acabou alavancar a imagem do ministro da justiça, Flávio Dino.
Assim, O deputado federal André Fernandes, usou uma rede social para comunicar que coletou 32 assinaturas no Senado e 172 na Câmara dos Deputados, número suficiente para abertura da CPMI.
Confira os deputados que já assinaram:
Confira a lista dos 27 senadores que apoiaram a instalação da CPMI dos atos de 8 de janeiro:
- 1 – Zequinha Marinho
- 2- Rogério Marinho
- 3- Magno Malta
- 4- Wellington Fagundes
- 5- Izalci Lucas
- 6- Mecias de Jesus
- 7- Eduardo Girão
- 8- Plínio Valério
- 9- Esperidião Amin
- 10- Flávio Bolsonaro
- 11- Alan Rick
- 12- Carlos Portinho
- 13- Astronauta Marcos Pontes
- 14- Jorge Seif
- 15- Hamilton Mourão
- 16- Jaime Barattoli
- 17- Damares Alves
- 18- Luís Carlos Heinze
- 19- Eduardo Gomes
- 20- Ciro Nogueira
- 21- Styvenson Valentim
- 22- Wilder Morais
- 23- Cleitinho
- 24- Tereza Cristina
- 25- Marcos do Val
- 26- Sergio Moro
- 27- Marcio Bittar