O compromisso com a transparência pública na gestão da prefeita Belezinha (PL), em Chapadinha, acaba de sofrer um golpe estarrecedor. Após uma série de investigações e matérias feitas pelo blog Joerdson Rodrigues que causaram desconforto na administração municipal, a prefeita tomou uma atitude drástica e, no mínimo, suspeita: sumiu com dois anos inteiros de informações sobre pagamentos do Portal da Transparência, além de mudar o endereço eletrônico do mesmo.
O site, que deveria ser a vitrine dos gastos públicos, expondo pagamentos de fornecedores, prestadores de serviços, diárias e folhas de pagamento, ficou fora do ar por um tempo e, quando retornou, trouxe uma surpresa: os dados de 2021 e 2022 simplesmente desapareceram. Além disso, o próprio endereço eletrônico do portal foi misteriosamente alterado, dificultando o acesso e a fiscalização, vale ressaltar que o portal de transparência que trata dos gastos não usa um endereço convencional para evitar ser indexado em buscadores como o Google, ou seja, para dificultar a população de encontrá-lo e fiscalizar os gastos.
Antes da alteração o endereço onde era possivel acompanhar os gastos era: http://45.40.96.45:8081/transparencia/, após investigações de matérias realizadas pelo blog Joerdson Rodrigues, a gestão municipal mudou o endereço e de quebra ainda retirou do ar dois anos de dados.

Como pode ser visto na imagem abaixo do novo Portal de Transparencia é possível constatar que existem apenas dados dos anos de 2023 a 2025.

Essa manobra levanta uma bandeira vermelha gigante. O que a prefeita Belezinha teme que a população e os órgãos de controle descubram? O sumiço de dois anos de pagamentos e informações sensíveis sugere que há algo grave a ser escondido. Poderiam existir irregularidades e pagamentos suspeitos que, se revelados, acionariam o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE)?
A falta de compromisso e responsabilidade com a coisa pública é inegável. Essa ação impede a fiscalização popular e levanta sérias dúvidas sobre a legalidade dos atos administrativos da gestão. O blog Joerdson Rodrigues reitera que o caso é grave e a população de Chapadinha merece respostas imediatas. O Ministério Público e demais órgãos de controle já devem ser acionados para exigir a restauração imediata dos dados e investigar a fundo o motivo desse “apagão” de transparência.